(071)991061437

Classificados

CONHEÇA A HISTÓRIA DE LUCIANA CARVALHO

Publicada em 12/05/25 às 15:47h - 129 visualizações

por Doinha Prata


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Luciana Carvalho Azevedo, nascida em 12 de janeiro de 1999, em Salvador, Bahia, é uma jovem de 26 anos marcada por coragem, resistência e luta por representatividade.

agnosticada com a rara Síndrome de Moebius — uma condição neurológica congênita que afeta principalmente os músculos da face e da fala — Luciana é estudante de Serviço Social na Fundação Visconde de Cairu e uma voz ativa na luta por direitos das pessoas com deficiência (PCD), especialmente dentro das religiões de matriz africana.

Crescida em uma família desestruturada, com uma mãe usuária de drogas e um pai ausente, Luciana encontrou base e formação em sua avó paterna, que assumiu a criação e lhe transmitiu os valores que carrega até hoje. Foi essa base afetiva e moral que fortaleceu sua caminhada diante de tantos desafios.


Aos 22 anos, Luciana foi iniciada no Candomblé Keto, um processo que, embora espiritual, foi também marcante por revelar o preconceito velado contra pessoas com deficiência dentro de espaços religiosos. Durante sua iniciação, ouviu questionamentos e restrições quanto à sua atuação por causa da síndrome, como a impossibilidade de colocar a mão sobre a cabeça de outras pessoas — um gesto comum e simbólico na religião.
Essa experiência dolorosa despertou nela questionamentos profundos sobre exclusão, aceitação e o papel da liderança para pessoas PCD nas religiões afro-brasileiras.

Dessa vivência nasceu seu projeto pessoal: "Pessoas com Deficiência no Cargo de Liderança: um olhar direcionado às religiões de matriz africana"

Com ele, Luciana busca reconhecimento e valorização de pessoas com deficiência em posições de liderança nesses espaços. O projeto também tem como missão divulgar e informar sobre a Síndrome de Moebius, tanto dentro quanto fora das religiões de matriz africana, promovendo inclusão, representatividade e respeito.

Luciana é mais do que uma mulher com deficiência: é uma agente de transformação social, que utiliza sua trajetória para abrir caminhos e mudar realidades. Sua história inspira e convida à reflexão sobre como a fé, o respeito e os direitos humanos devem caminhar juntos, sem barreiras ou exclusões.
@azevedo_lucianacarv
@tubzlvca_of



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Iracema

13/05/2025 - 10:25:42

Parabéns!Vc é uma guerreira.Não desanimou ,seguiu em frente nos estudos e é uma voz ativa para ajudar outras pessoas!


Dandara Bárbara

13/05/2025 - 07:59:47

Amiga , sua história ainda vai alcançar muitas pessoas que passaram e passam por isso. Continue, pois sua luta é inspiração pra mim e com certeza para muitos. Obrigada por compartilhar um pouco de sua experiência comigo ,estarei com você pra tudo, tenha certeza.❤️


Lia Neuza

13/05/2025 - 07:11:21

Bom dia, Luciana. Diante do que já vem fazendo por essa causa só tenho que parabeniza-la e dizer que não perca a força e fé para continuar. Vc é um exemplo para muitos. Conte com meu carinho, admiração e apoio.


Rita Santana Silva

12/05/2025 - 23:05:26

Parabéns Luciana por ser representante de tantos que buscam esclarecer e representar direitos humanos!! Siga com seus estudos e seja muito feliz nas suas tarefas de representação das pessoas com síndromes, deficiências e conte com meu apoio!!O conhecimento é importante para reduzir a ignorância dos preconceituosos, e trazer luz a historias lindas de pessoas guerreiras do Bem !!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Como você chegou no site?

 Amigos
 Facebook
 Instagram
 Youtube







CONTATO

71991061437

Visitas: 112753
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2025 - :: Doinha Prata Fm - Brasil - África & Portugal :: Programa Ei!!! Vc Tá Aí?! :: - Site por @DoinhaPrata
Converse conosco pelo Whatsapp!