Salvador será palco, nesta quarta-feira (13), de uma grande celebração dedicada à preservação do samba de raiz e à valorização dos artistas que ajudaram a construir a identidade musical da Bahia. O CineTeatro 2 de Julho, na Federação, receberá o encontro especial dos grupos “Patrulha do Samba” e “Samba do Pretinho”, reunindo importantes nomes da cultura popular baiana em uma noite histórica.
Referência do samba tradicional e pioneiro desde os tempos do Mercado Modelo, Chocolate da Bahia terá papel central na celebração, conduzindo o espetáculo ao lado de artistas que representam a essência e a resistência do gênero na Bahia. Sua trajetória artística atravessa gerações, mantendo viva a força do samba como patrimônio cultural e expressão popular do povo baiano.
O palco também receberá nomes consagrados como Walmir Lima, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Guiga de Ogum, Gal do Beco, Roque Bentenquê, Muniz do Garcia, Seu Régis de Itapoã e Paulinho do Reco, promovendo um verdadeiro encontro de gerações do samba baiano.
A noite também será marcada por homenagens emocionantes aos imortais do samba da Bahia, reverenciando artistas como Batatinha, Riachão, Ederaldo Gentil, Edson Conceição, Tião Motorista, Claudete Macedo, Panela e Firmino de Itapoã, nomes eternizados na memória da música popular brasileira.
Outro momento especial será a participação das Ganhadeiras de Itapuã, Patrimônio Imaterial da Bahia, levando ao público a força da tradição afro-brasileira e a riqueza da cultura popular baiana.
Com ingressos esgotados, o espetáculo reforça a importância do samba como símbolo de identidade, resistência e pertencimento cultural. O evento terá transmissão ao vivo pela TVE Bahia e também pelo canal oficial da emissora no YouTube.